Receita: Drop Doughnut, de The Honeymooner [Melanie Summers]

Oi, pessoal! Como vocês estão? O post de hoje é bem especial: quando li The Honeymooner, o romance de Melanie Summers (disponível aqui), uma menção a drop doughnuts me chamou bastante a atenção: o que seria isso? 

Disposta a não morrer de curiosidade, joguei o termo no google e descobri que é uma receita também chamada de "african doughnuts", parecida com os nossos bolinhos de chuva. Ela é bem comum em diversos países do continente africano, como Nigéria, Gana, Quênia, Tanzânia e Uganda. 

Tendo mencionado os drop doughnuts (que, na verdade, eu chamei erroneamente de "teardrops") no episódio "Chick Lit #3: The Honeymooner [Melanie Summers] e outros livros" do podcast Literárias (que vocês podem ouvir clicando aqui), trago aqui a receita. Adaptei para que não levasse leite, ovos ou manteiga porque afinal este é o meu blog, e eu não como nada dessas coisas! Se vocês quiserem a receita "original" e com ingredientes animais (não recomendo), achei várias só pesquisando por drop doughnuts no google. 


Ingredientes

- 1 xícara (de chá) de farinha de trigo (120 gramas)

- 1 colher (de chá) bem cheia de fermento químico

- 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo (20 gramas) 

- 1/4 de xícara (de chá) de açúcar cristal ou demerara (40 gramas) 

- 1/4 de colher (de chá) de sal

- 1 colher (de chá) de casca de laranja ralada 

- 1/2 colher (de chá) de noz moscada em pó 

- 1/2 xícara (de chá) de leite de soja ou de castanha de caju

- 1/4 de xícara (de chá) de banana madura amassada (65 gramas)

- 1/2 colher (de chá) de essência de baunilha

- 1 colher (de sopa) de óleo vegetal

- óleo vegetal para fritar por imersão


Preparo

Junte o açúcar, o óleo, o leite, a banana e o sal em uma mistura homogênea. Adicione a casca de laranja, a noz moscada, a baunilha, a farinha de trigo e por último o fermento. 

Aqueça o óleo vegetal. Forme os bolinhos com a ajuda de duas colheres ou de uma colher de sorvete. Jogue-os no óleo com cuidado, fritando um pouco de cada vez. Se o óleo começar a ficar muito quente, abaixe ou desligue o fogo, espere esfriar e só depois volte a fritar os bolinhos.

Vire-os com cuidado, para que fiquem dourados por igual. Retire-os com cuidado da imersão com uma escumadeira e deixe os bolinhos descansando sobre papel toalha, para que o excesso de óleo seja absorvido por ele. 

Embora não faça parte da receita, você pode salpicar açúcar e canela sobre os bolinhos após retirá-los da imersão. Não espere esfriar para comer, porque quando ainda quentes eles são um escândalo de bons! 


Comentários