Germinando grãos e sementes: como começar

 

Oi, pessoal! Escrevo este post para compartilhar com vocês como comecei a germinar grãos e sementes. Tudo começou quando participei de aulas online da Semana da Alimentação Viva e assisti uma sobre germinação. Germinar pareceu divertido (é como germinar o feijão no algodão no jardim de infância!), relativamente fácil e benéfico à saúde, então pensei: por que não? 

Na foto acima temos um grão de trigo germinado. Lindinho, né? De acordo com o que aprendi, grãos, sementes e leguminosas aos quais damos água (e oxigênio + temperatura propícia) germinam, ou seja, dão início a processos bioquímicos para a criação de uma nova planta. 

Por causa disso, depois de germinados eles são melhor digeridos pelo nosso corpo, que absorve mais nutrientes como antioxidantes, ácidos graxos essenciais, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. 

Apesar dos benefícios, destaco que a germinação não é um processo milagroso ou estritamente necessário para nos alimentarmos bem: como disse, estou praticando e buscando aprender mais por ser divertido, na verdade. 

Nessa foto abaixo estão todos os grãos de trigo que germinei. E fazer isso é mais fácil do que parece! Jogando no Google, há vários tutoriais no Youtube e posts em sites e blogs. O que eu estou fazendo — e está dando certo — é o seguinte: 


♥ Como germinar grãos, sementes e leguminosas ♥

Você vai precisar de: grãos/sementes/leguminosas crus e inteiros; vasilha; peneira/escorredor de macarrão; água.

1- Com as mãos limpas, separe em uma superfície os grãos que estiverem pela metade, murchos ou quebrados. Eles "dobrarão de tamanho", então sugiro que você comece os seus testes com quantidades pequenas.

2- Lave-os bem e coloque-os em uma vasilha grande. Cubra com o dobro de água e deixe descansar em um local fresco por 8 horas. 

3- Passado este tempo, escorra a água com o auxílio da peneira (escorredor de macarrão também serve). Lave bem os grãos. Deixe-os na peneira, ainda úmidos, descansando em local fresco. Você pode cobri-los com um tecido limpo ou algo que os proteja, se achar necessário. 

4- A seguir, tudo o que você precisa fazer é se certificar de que eles estão úmidos, mas não encharcados, uma ou duas vezes por dia. Eu checo de manhã e à noite e dá certo! Vigie por 1 ou 2 dias. Os brotos podem ser consumidos quando desenvolverem esses "rabinhos" como os do trigo que mostrei. Lave bem e consuma em forma de saladas ou refogados.

Abaixo, está um almoço meu com o trigo germinado refogado e temperado e também feijão carioca germinado e refogado com broto de bambu. 


Espero que vocês tenham gostado e considerem experimentar a germinação! Ela pode ser feita com feijões, trigo, lentilha, grão de bico...


Comentários